Pular para o conteúdo principal

Estímulo para cortisol com hipoglicemia induzida por insulina

Estímulo para cortisol com hipoglicemia induzida por insulina Comentários O ITT (teste de tolerância à insulina) é considerado o teste padrão para o diagnóstico da insuficiência adrenal e avaliação da integridade dinâmica do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. O estresse da hipoglicemia é um poderoso estímulo para a produção de cortisol, que se faz via hipotálamo-hipófise com aumento de ACTH e, então, de cortisol. O pico de cortisol ocorre em 60 a 90 minutos a partir da administração da insulina. O pico de ACTH é um parâmetro pobre para investigação da insuficiência adrenal, devido a grande variação de seus valores e não há benefício adicional em sua determinação durante o ITT. Preparo do paciente J.D. 8 horas A presença do médico é importante durante a execução do teste para acompanhamento dos sintomas adrenérgicos e neuroglicopênicos. Colhe-se a amostra basal de cortisol e administra-se 0,05 a 0,1U de insulina regular/Kg de peso. São colhidas amostras basal e 30, 60 e 90 minutos após a administração da insulina para dosagem de cortisol. Deve-se ter glicose hipertônica preparada para uso a critério médico. Grande atenção deve ser dada ao tratamento da hipoglicemia, encontrando-se registros, na literatura, de complicações devido a administração exagerada de glicose, ocasionando edema cerebral. Manter acesso venoso durante o teste com soro fisiológico. Efeitos colaterais Hipoglicemia prolongada, convulsões. Contra-indicações O ITT está contra-indicado para idosos, portadores de doenças vasculares, cardiopatas, indivíduos com história de convulsão e hipocortisolemia basal. Não realizamos o teste em menores de 2 anos e gestantes. Material 0,5mL de soro para cada dosagem de cortisol Método Quimioluminescência Critério de interpretação Cortisol após hipoglicemia > 18µg/dL, em qualquer tempo do teste. Conservação para envio Até 7 dias entre 2o e 8oC. Atenção: este exame só será realizado na unidade Aimorés, após agendamento prévio por telefone.

Postagens mais visitadas deste blog

Carina Traqueal

A carina traqueal é a crista cartilaginosa que separa os orificios dos bronquios e marca o fim da traquéia. Carina – do latim Carina , casca de noz, quilha de barco. Provavelmente a palavra derivou da semelhança com a forma da quilha de um barco.

Enzimas Cardíacas

Enzimas cardíacas ou Marcadores de Necrose Miocárdica são substâncias que auxiliam no diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdios. Estas enzimas se elevam no sangue a partir do momento que há isquemia cardíaca. CK CK-MB Troponina Mioglobina